Olá! Seja bem vindo ao mundo Pokémon!

Etimologia

Pokémon é uma palavra criada da abreviação de duas outras: Pocket (bolso em inglês) e Monsters (monstros, em inglês), ou do Japonês: Poketto Monsutā – ou seja, Pokémon significa Monstros de Bolso. Criados oficialmente em 1995 – com o surgimento da The Pokémon Company –  eles são os frutos da imaginação de Satoshi Taijiri, o seu grande criador.


Início da Franquia

Satoshi teve a ideia de criar os Pokémon à partir de um antigo hábito que tinha quando criança de caçar insetos. Com a ajuda de Shigeru Miyamoto ele começou a produção dos primeiros jogos da franquia: Pokémon Red e Pokémon Green, que durou de 1990 à 1995, aproximadamente. Assim que lançados – em 1996 -, os jogos eram bem limitados, mesmo pro padrão já limitado do Game Boy, mas ainda assim foram um sucesso absolutamente estrondoso, e não demoram muito para receber uma pequena “atualização” que deu origem à terceira versão: Pokémon Blue.

Pokémon Red e Green capas

Em 1997 houve também a estreia do desenho, baseado na história dos jogos, mas não completamente atrelada aos mesmos, se permitindo a alguns “desvios de percurso”. Não demorou muito também para o início da produção de mangás (histórias em quadrinhos) sobre Pokémon.


O mundo Pokémon

O objetivo principal no mundo Pokémon é capturar todos os Pokémon do mundo e se tornar o maior treinador de todos os tempos, para isso os jogadores recebem um item especial: a PokéDex (temos uma delas na imagem abaixo), uma enciclopédia digital que armazena dados sobre todos os Pokémon que são capturados.

 

250px-025PikachuPokédex Pokémon

 

Para capturar os Pokémon e conseguir seus dados para a sua PokéDex os jogadores usam PokéBalls (ou Pokébolas, em português) – são pequenas bolas tecnológicas que ao serem lançadas corretamente em um Pokémon os capturam e os prendem dentro de si. Obviamente não é tão simples assim, os Pokémon podem facilmente quebrar as pokébolas e evitar a captura, por isso existem diferentes tipos de pokébolas e é necessário enfraquecer os Pokémon antes de tentar capturá-los com as pokébolas, para que seja mais fácil evitar que esses Pokémon fujam.

Pokébolas Pokémon

Você encontra um Mini-Guia sobre Pokébolas aqui!

Dessa forma você vai colecionando os monstrinhos. Os Pokémon em si são baseados em diversos tipos de formas de vida (ou não), como plantas, animais e alguns outros conceitos variados – existem alguns que são baseados em objetos inanimados, etc. Eles habitam absolutamente todo local do mundo Pokémon, desde cidades, estradas, florestas, vulcões, cavernas, locais congelados… enfim. Atualmente sabe-se da existência de mais de 750 espécies de Pokémon!

600px-493Arceus

Os pokémon possuem habilidades sobrenaturais, mas não são imortais (com exceções). Eles naturalmente nascem de ovos, mas também existem alguns que nasceram de meios artificiais específicos. Existem alguns que são considerados Deuses criadores, que aparentam serem seres imortais, e são absurdamente mais poderosos que os pokémons comuns. No mundo pokémon esses seres são os criadores do universo e da Terra tal qual ela existe. Na imagem acima você pode ver Arceus, o pokémon criador do universo.

Curiosidade: Apesar do Pokémon número 1 da PokéDex ser o Bulbasaur, o primeiro Pokémon criado foi o Rhydon

Pokémon Bulbasaur

Bulbassaur

Pokémon Rhydon

Rhydon


Bem, espero que esse texto tenha lhe trazido o básico sobre o mudo Pokémon e o que são esses monstrinhos misteriosos e amados. Confira outras matérias do site caso queira aprender mais sobre eles! Abraços!

Escrito por: Vinicius Fontenele