Como tudo começou

Nascido em 28 de agosto de 1965, em Machida, no subúrbio de Tóquio, Satoshi Taijiri é o grande responsável pela existência do universo pokémon. Quando criança, Satoshi era fascinado por insetos e os caçava para colecionar. Ele os procurava por todos os cantos: florestas, bosques, lagos… Quando a cidade começou a crescer e todas as paisagens naturais foram substituídas por construções, Satoshi teve que abandonar a caça aos insetos, mas começou a se apaixonar por jogos.

Seu amor pelos jogos aumentou ainda mais na época em que ele estudava em uma escola técnica. Chegava a faltar bastante para ficar em arcades jogando. Jogava tanto que chegou a ganhar uma máquina inteira de Space Invaders para levar para casa. Eventualmente, Satoshi se formou num programa de 2 anos. Seu pai queria que ele fosse um eletricista, mas não era isso que ele queria para ele.

Satoshi Taijiri, 2016


Game Freak

Em 1982, Satoshi e alguns amigos formaram uma revista, que possuía o nome de Game Freak. Um dos contribuidores da resvista era Ken Sugimori, que acabou por se tornar o grande responsável por toda a parte de ilustrações e design de todos os pokémons, personagens e outros aspectos dos jogos. Com o tempo a revista acabou crescendo e se tornando mais popular dentro do mundo dos jogos. No início ela era escrita a mão, mas logo a demanda cresceu e ela passou a ser impressa. Custava aproximadamente ¥300 (aproximadamente US$3.00) e tinha por volta de 28 páginas.

Game_Freak_logo

Após observar o mercado de jogos, Satoshi viu que os jogos da sua época poderiam ser bem melhores do que o que eram, e resolveu aprender sobre desenvolvimento de jogos. Em 1987 ele publicou seu primeiro jogo: Quinty (Mendel Palace no ocidente) e 2 anos depois ele fundou oficialmente a empresa com o nome Game Freak. Ele continuou a desenvolver jogos para diversas empresas, como Nintendo e Sega.

Ken Sugimori, 2010

Ken Sugimori, 2010


Pokémon

No começo do ano de 1990, Satoshi viu 2 crianças brincando com Game Boys que estavam conectados por um  Game Link Cable. Ele imaginou insetos atravessando de um lado para o outro através do cabo e isso lhe deu uma ideia: ele queria fazer as crianças daquele tempo também terem a chance de caçar criaturas (insetos) como ele teve na infância.

Ele levou sua ideia do jogo para a Nintendo, e apesar de que eles não entenderam muito bem sua proposta, ele recebeu um pequeno orçamento para começar o desenvolvimento dos jogos. Satoshi passou os 6 anos seguintes trabalhando nos jogos. Shigeru Miyamoto, o homem por trás de Mario, Zelda, Pikmin e Donkey Kong, foi designado para ajudar no desenvolvimento dos jogos Pokémon Red e Pokémon Green. Durante esse tempo Satoshi ganhou grande admiração por Shigeru como seu mentor, e até o homenageou colocando os nomes dos 2 personagens principais do jogo como Satoshi e Shigeru.

Shigeru Miyamoto

Shigeru Miyamoto

Pokémon Red & Green

Pokémon Red & Green

Apesar do fato de que quando os jogos foram lançados os Game Boys já eram uma tecnologia um pouco antiga e decadente no mercado, as crianças de mais baixa renda acabaram por comprar esses aparelhos por serem mais baratos, e o resultado foi um sucesso absolutamente estrondoso de vendas.

Como consequência foram criadas diversas continuações dos jogos de pokémon, um desenho baseado nos jogos e mangás (histórias em quadrinhos orientais) sobre a franquia.


Bem, isso é o básico do que você precisava saber sobre o grande criador de Pokémon, Satoshi Taijiri. Espero que esse post tenha lhe ajudado a entender como surgiu essa franquia gigantesca e que nós amamos tanto! Abraços!

Escrito por Vinicius Fontenele